quarta-feira, 16 de abril de 2014

VOLUNTARIADO


O que é ser voluntário?
 
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento  para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Penso que quando não há motivação religiosa seja muito mais difícil conseguir que o "voluntário" aquela pessoa que diz querer muito fazer um trabalho social se comprometa de verdade com a causa. No caso da ONG Comunidade Carioca temos muitas, muitas dificuldades... antes, pensava eu, era porque não tínhamos estrutura.. ledo engano.. depois de muito lutar para criar uma estrutura, continua a mesma história.. pessoas me procuram manifestando "grande" interesse em participar e na maioria das vezes nem chegam para uma primeira reunião quando essa é marcada, ou então quando começam a participar das atividades, no máximo no terceiro dia de "doação do seu tempo" se desinteressam e saem de fininho...... quando você procura esse "voluntário" muitas vezes nem resposta há ou pelo menos desculpas, desculpas, desculpas...não tenho mais tempo, estou com isso ou aquilo, tenho outro compromisso. Isso é lamentável!
No nosso caso o voluntariado funciona bem em eventos, mas esse não é o problema, porque normalmente essas pessoas que se comprometem a participar de um evento, p.ex. feijoada solidária, geralmente não falham. O que falta são pessoas que realmente abracem a causa e que tenham consciência de que o voluntariado é um trabalho sem vínculo empregatício sim, mas é um compromisso assumido e que têm pessoas do outro lado que acreditam quando essa vontade é manifestada e esperam por ajuda.
O tempo é nosso bem mais precioso, é nossa vida que vai! por isso mesmo esse trabalho é muito valioso, isso nos faz mais gente, mais feliz e participante ativo de nossa sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário