quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ONG Comunidade Carioca inaugura sua sede

ONG COMUNIDADE CARIOCA INAUGURA CENTRO CULTURAL E PEDAGÓGICO

NO COSME VELHO

Novo espaço vai abrigar o projeto social Entrando no Samba

Feijoada Solidária festeja inauguração e reúne fundos para equipar salas de aula

No próximo domingo, 18 de agosto, acontece a inauguração do CENTRO CULTURAL E PEDAGÓGICO da ONG Comunidade Carioca, na Ladeira dos Guararapes, Cosme Velho. A obra é a concretização de um sonho e vem atender a uma necessidade de expansão do trabalho social implementado pela ONG.

A abertura do novo espaço na Quadra dos Guararapes será festejada com uma FEIJOADA SOLIDÁRIA, a partir das 12 horas, com renda revertida para equipar as salas de aula com recursos tecnológicos. Os ingressos foram vendidos antecipadamente.

A ONG Comunidade Carioca realiza projetos de inclusão social, por meio da música, sobretudo, na área de percussão. Seu principal projeto – Entrando no Samba – que ficará sediado no novo espaço, oferece gratuitamente oficinas de percussão para adolescentes e jovens, de 12 a 29 anos, das comunidades do Complexo Cerro-Corá, que foi pacificado recentemente. Desde o início de suas atividades em 2006, o projeto já beneficiou 98 jovens moradores. A Quadra dos Guararapes fica no início da Ladeira dos Guararapes.

Para a coordenadora da ONG, Claudia Castañon, “a conclusão das obras do novo espaço pode ser considerada o início da transformação de uma realidade para adolescentes e jovens da região, já que além das aulas de percussão em melhores instalações, os beneficiados contam agora com salas para aulas de música, informática, reforço escolar, entre outras atividades.”

PROJETO ENTRANDO NO SAMBA

O que se espera que aconteça quando crianças de comunidades carentes aprendem a tocar instrumentos de percussão – nosso ritmo musical mais popular, símbolo da resistência cultural de nossa gente e agora patrimônio cultural imaterial do país? Transformação social através da arte. Foi com essa finalidade que o projeto social “Entrando no Samba” foi criado há quase sete anos.

As crianças são orientadas por experientes profissionais da área do samba, aprendendo a tocar instrumentos que integram o universo desse estilo musical. As oficinas buscam, ainda, favorecer o aprendizado do convívio social, incentivar a permanência das crianças na escola, uma vez que a freqüência escolar também é acompanhada, e capacitar esses jovens, com vistas à geração de trabalho e renda por meio de apresentações públicas remuneradas no próprio bairro ou em outros locais.

Para trabalhar e consolidar a arte como agente de transformação social, através da música e das práticas de cidadania, a coordenação do projeto considerou as diferentes formas de uma organização buscar mudança social, e uma delas é atuar com atividades baseadas em arte. Conforme articulado pela UNESCO, na Conferência Intergovernamental em Políticas Culturais para o desenvolvimento (UNESCO, 2001), bem-estar social e econômico e bem-estar cultural são inseparáveis. A música foi indicada por possuir o potencial transformador de comunicar uma visão de mudança social e de atingir indivíduos e sociedade. As crianças e adolescentes beneficiadas pelo Projeto Entrando no Samba têm aulas de percussão semanais e se apresentam em shows, levando a esperança da solidariedade para quem assiste e enche de orgulho aqueles que acreditam na transformação social por meio da cultura, da arte e da educação.

CRIAÇÃO

O projeto social Entrando no Samba foi criado em 2004 pela auditora Claudia Castañon, como reação a um assalto praticado por meninos de rua, na Praia de Ipanema, em plena luz do dia. O acontecimento foi tratado de forma original e alternativa. Claudia optou por um tipo de atitude que pode mudar o quadro de violência, evitando que novos jovens cheguem nesse ponto. A partir de 2006 o projeto iniciou efetivamente suas atividades por meio do apoio conquistado dentro da Caixa Econômica Federal, junto a 100 empregados, que passaram a contribuir para o desenvolvimento do Projeto. Hoje são 300 empregados da Caixa colaborando para a manutenção do projeto.

Mais informações sobre as atividades da ONG Comunidade Carioca e do Projeto Entrando no Samba no endereçowww.comunidadecarioca.org.

OFICINAS

O projeto social “Entrando no Samba” vai realizar a partir de outubro oficinas de percussão – caixa, repique, surdo, tamborim e chocalho. Uma das formas de adesão a esse trabalho social é a participação nessas oficinas que são abertas ao público em geral e conduzidas por experientes profissionais do samba. É uma oportunidade para os apreciadores aprenderem o ritmo que contagia multidões. Os interessados poderão se exercitar junto com as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social ou participar de workshop especialmente montado para atender um grupo específico. Ao participar das oficinas e dos workshops, além do aprendizado que vai receber, o aluno estará contribuindo para a manutenção do projeto, já que o valor recebido com o pagamento das mensalidades das oficinas será revertido para a aquisição do material. Informações e inscrições pelo telefone (21) 9474-8170 ou e-mail ong@comunidadecarioca.org.

Contatos, entrevistas e informações para a Imprensa:

Maria Helena Barbosa - (21) 99687911 / 87537911– mhgbarbosa@gmail.com

Outras informações:

Site oficial da ONG: www.comunidadecarioca.org

Redes sociais: www.facebook.com/ONGComunidadeCarioca

SERVIÇO:

INAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL E PEDAGÓGICO E FEIJOADA SOLIDÁRIA

Data: 18 de agosto de 2013

Horário: 12 horas

Local: Quadra dos Guararapes (Ladeira dos Guararapes, ao lado do nº 01, Cosme Velho)

Ingresso: Venda antecipada (Dá direito a uma feijoada); bebidas à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário